2 de abril de 2012

Viveiro formado com sementes coletadas pela comunidade fornece mudas gratuitas na Ponta do Abunã

Compartilhe:

Trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Polícia Militar de Extrema e apoio da prefeitura

Com informações do DECOM/PVH

Alunos da Escola São Carlos, do distrito de Nova Califórnia, recebem mudas para plantio de árvores - Foto NEPA

O Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã (Nepa) está desenvolvendo nas escolas municipais da região conhecida como Ponta do Abunã, o projeto “Educação Ambiental pela Vida”, desenvolvido no ramal Zé Pequeno, km 04  do distrito de  Nova Califórnia, em Porto Velho, na divisa com o Acre. O projeto é baseado em um viveiro de árvores cultivado com sementes coletadas pelos moradores. As muda são distribuídas para as escolas e entre os pais de alunos interessados. O trabalho é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam) e a Polícia Militar de Extrema, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed)

O projeto foi apresentado em julho de 2011 no Distrito de Fortaleza do Abunã num seminário regional que reuniu todas as escolas municipais da Ponta do Abunã. O evento foi organizado pelo Núcleo de Ensino e pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude e da Defesa dos usuários dos Serviços de Educação – CAO, do Ministério Público do Estado de Rondônia, que na época foi representado por Antônio Cosme Salim Pereira.

Semana da Água

Na última quinta-feira (29/03) o projeto foi apresentado à comunidade escolar da escola multianual São Carlos, localizada no ramal pioneiros / km 08/ Distrito de Nova Califórnia. Diversas mudas de arvores nativas da região Amazônica foram entregues na escola para serem plantadas pelos alunos, pais e professores. As mudas são catalogadas, plantadas e seu desenvolvimento é acompanhado de perto pelas crianças que ao mesmo tempo internalizam o espírito de uma consciência ambiental pela vida. Durante a apresentação do projeto e distribuição de mudas pelo Professor Marquelino, foi realizada uma palestra sobre a Semana da Água.

A palestra foi proferida pelo técnico da Sedam Aparecido Ferreira da Silva, que distribuiu panfletos sobre preservação e meio ambiente. Durante todo o ano letivo de 2012, as escolas da Ponta do Abunã vão receber mudas para plantio. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, que oferece toda assistência necessária para o desenvolvimento do trabalho, de acordo com o  professor Marquelino, que durante o evento agradeceu o apoio recebido da Semed e da diretora da Divisão de Ensino Rural – DIER, professora Olga Benária. “Este apoio tem ajudado muito a construir uma educação ambiental de qualidade em nossas escolas”, assegurou o professor.

Notícias relacionadas:

Comentários

  • denilson disse:

    oi estou tentando montar um viveiro florestal em presidente prudente/SP, gostaria de saber se tem como voces doarem algumas sementes nativas da região norte, obrigado

  • DEBORA FERNANDES disse:

    0 DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE ESTA INICIANDO UM VIVEIRO MUNICIPAL DE MUDAS. GOSTARIA DE SABER SE TEMOS A POSSIBILIDADE DE RECEBER ALGUMAS SEMENTES DO CLUBE DE SEMENTES NATIVAS.
    AGUARDO RESPOSTA.
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO
    ATT.
    DÉBORA FERNANDES
    DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
    RUA LUIZ MARQUEZI, 505
    GASTÃO VIDIGAL/SP
    BAIRRO: CENTRO
    CEP: 15330-000

  • Ana Aranda disse:

    O viveiro em questão é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Velho – Semagric. Para maiores informações, acesse o site http://www.portovelho.ro.gov.br.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE