17 de novembro de 2016

“Terror Noturno” estreia no campus da UNIR da Capital

Compartilhe:

Autor:Unir

O Departamento de Artes (DArtes) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR),realiza de 23 a 29 de novembro, o espetáculo Terror Noturno, no Casarão UNIR, no campus de Porto Velho. O espetáculo é uma realização do curso de Licenciatura em Teatro e do Projeto de Extensão INTEGRARTES, que é desenvolvido pela Cia de Teatro Peripécias. A música tema do espetáculo foi elaborada a partir de uma pesquisa realizada pelo professor Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira e um grupo de alunos do Curso de Música. A ambiência no espaço do Casarão foi adaptada pelo cenógrafo Elcias Villar.

A peça é baseada no texto da professora doutora Walterlina Brasil, que pesquisou o assunto durante três anos, utilizando recortes de textos literários, científicos, jornalísticos, entre outros, e observando as características da doença homônima, mais comum entre as crianças. Brasil é docente do Departamento de Educação da UNIR e faz parte do Integrartes.

A montagem tem como eixo estruturante o conceito do desamparo, trazendo como mote as relações entre as angústias que perseguem o ser humano a partir da tensão causada pela permanente vigilância (ou convivência) contra a solidão, o temor da morte sem anúncio e o desejo de reconhecimento social.“A sensação mais presente no Terror Noturno é o desamparo”, afirma a professora.

O projeto foi acolhido pelo INTEGRARTES e conta com a concepção para criação cênica do professor doutor Junior Lopes. A partir da pergunta “Por que você não se mata?”, lançada pelo diretor, e com a constatação de que “Eu acho que deu tudo errado”, as atrizes e acadêmicas de Teatro Taiane Sales, Cássia Flor, Danielle Moschini e a professora Walterlina Brasil interagiram entre si, costuraram ideias e as amarraram com experiências artísticas já vivenciadas em outros processos para desenvolver as cenas e suas respectivas personagens.

De acordo com Walterlina Brasil, “a novidade e o desafio para o Peripécias nesta edição é que Terror Noturno será apresentada em um espaço alternativo, no Casarão, espaço atípico dentro da própria Universidade Federal de Rondônia. Outro ponto é que a cada dia chegará ao público uma peça diferente, uma vez que em cada apresentação a montagem será conduzida por uma das quatro atrizes e opúblico assistirá a finais diferentes”.

Ficha Técnica

Espetáculo: Terror Noturno

Realização: Cia Peripécias de Teatro/UNIR

Cenografia e Iluminação: Elcias Villar

Atrizes: Taiane Sales, Cássia Flor, Danielle Moschini, Wal Brasil.

O espetáculo será realizado de 22 a 29 de novembro, às 19h, no Casarão da Unir, localizado na entrada do Campus José Ribeiro Filho, atrás do prédio da prefeitura e da parada de ônibus.

Notícias relacionadas:

14 de agosto de 2017

Prefeito promete restaurar Prédio do Relógio, que será sede da prefeitura de Porto Velho

[14/08/2017 - 15:09h] O prédio do relógio foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1950, pelo então governador Joaquim Araújo Lima.

12 de agosto de 2017

Festa para Mestre Bainha. Zé Pereira da Amazônia

[12/08/2017 - 16:28h] Bainha é autor consagrado de sambas-enredos de escolas de samba de Porto Velho,

11 de agosto de 2017

Viveiro municipal de Porto Velho distribui mudas de árvores nativas e ornamentais

[11/08/2017 - 16:08h] Produção do viveiro é destinada à arborização da cidade e recuperação de áreas degradadas.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE