17 de novembro de 2016

“Terror Noturno” estreia no campus da UNIR da Capital

Compartilhe:

Autor:Unir

O Departamento de Artes (DArtes) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR),realiza de 23 a 29 de novembro, o espetáculo Terror Noturno, no Casarão UNIR, no campus de Porto Velho. O espetáculo é uma realização do curso de Licenciatura em Teatro e do Projeto de Extensão INTEGRARTES, que é desenvolvido pela Cia de Teatro Peripécias. A música tema do espetáculo foi elaborada a partir de uma pesquisa realizada pelo professor Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira e um grupo de alunos do Curso de Música. A ambiência no espaço do Casarão foi adaptada pelo cenógrafo Elcias Villar.

A peça é baseada no texto da professora doutora Walterlina Brasil, que pesquisou o assunto durante três anos, utilizando recortes de textos literários, científicos, jornalísticos, entre outros, e observando as características da doença homônima, mais comum entre as crianças. Brasil é docente do Departamento de Educação da UNIR e faz parte do Integrartes.

A montagem tem como eixo estruturante o conceito do desamparo, trazendo como mote as relações entre as angústias que perseguem o ser humano a partir da tensão causada pela permanente vigilância (ou convivência) contra a solidão, o temor da morte sem anúncio e o desejo de reconhecimento social.“A sensação mais presente no Terror Noturno é o desamparo”, afirma a professora.

O projeto foi acolhido pelo INTEGRARTES e conta com a concepção para criação cênica do professor doutor Junior Lopes. A partir da pergunta “Por que você não se mata?”, lançada pelo diretor, e com a constatação de que “Eu acho que deu tudo errado”, as atrizes e acadêmicas de Teatro Taiane Sales, Cássia Flor, Danielle Moschini e a professora Walterlina Brasil interagiram entre si, costuraram ideias e as amarraram com experiências artísticas já vivenciadas em outros processos para desenvolver as cenas e suas respectivas personagens.

De acordo com Walterlina Brasil, “a novidade e o desafio para o Peripécias nesta edição é que Terror Noturno será apresentada em um espaço alternativo, no Casarão, espaço atípico dentro da própria Universidade Federal de Rondônia. Outro ponto é que a cada dia chegará ao público uma peça diferente, uma vez que em cada apresentação a montagem será conduzida por uma das quatro atrizes e opúblico assistirá a finais diferentes”.

Ficha Técnica

Espetáculo: Terror Noturno

Realização: Cia Peripécias de Teatro/UNIR

Cenografia e Iluminação: Elcias Villar

Atrizes: Taiane Sales, Cássia Flor, Danielle Moschini, Wal Brasil.

O espetáculo será realizado de 22 a 29 de novembro, às 19h, no Casarão da Unir, localizado na entrada do Campus José Ribeiro Filho, atrás do prédio da prefeitura e da parada de ônibus.

Notícias relacionadas:

18 de janeiro de 2017

Ministério Público aciona Justiça Federal contra aumento da cota de operação da Usina de Santo Antônio

[18/01/2017 - 11:28h] Compartilhe:Na ação, MPF e MPE de Rondônia alegam que bama autorizou ilegalmente aumento do reservatório de 70,5 para 71,3 metros […]

Unir começa inscrições para cursos de graduação em 2017

[18/01/2017 - 11:05h] Unir oferece 2.695 vagas de 63 cursos em oito campi de Porto Velho e interior

4 de dezembro de 2016

Município, estado e união são multados por descaso contra a Madeira-Mamoré

[04/12/2016 - 18:45h] Compartilhe:Justiça Federal atendeu ao pedido do Ministério Público e aplicou as multas previstas por descumprimento de decisão judicial de fevereiro […]

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE