28 de abril de 2016

Prefeitura alerta para incidência do vírus da raiva em Porto Velho

Compartilhe:

Autor: Amazônia da Gente

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho alerta a população para a incidência do vírus transmissor da raiva humana no município. De acordo com o Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), exames realizados em um morcego encaminhado ao órgão confirmaram a presença do mesmo. O morcego foi encontrado no sofá de uma residência no bairro Aponiã, no início do mês de abril. O vírus da raiva atinge o sistema nervoso e provoca a morte.

Os morcegos transmitem o vírus para animais de sangue quente, principalmente os mamíferos, que por sua vez o transmite ao homem pela saliva, por isso é importante a vacinação de animais domésticos, a exemplo de gatos e cachorros, contra a raiva. O DCZ, localizado na avenida Mamoré, número 1120, bairro Cascalheira, aplica a vacina de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Outra forma de prevenção é a colocação de telas nas janelas e vedação de buracos para evitar a entrada de morcegos nas casas.

O DCZ recomenda que as pessoas evitem contato direto com morcegos e que acionem o órgão ao presenciar estes animais apresentando comportamentos alterados como: voos durante o dia, caminhando ao chão, escondendo-se por trás de imóveis ou aparentemente mortos. Outra recomendação é jamais capturá-los ou permitir que os animais domésticos se aproximem dos morcegos. Estes casos devem ser comunicados ao DCZ, que enviará uma equipe para fazer o recolhimento dos mesmos. Os telefones do DCZ são 3901-2878 e 3901-2874.

Notícias relacionadas:

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE