3 de fevereiro de 2016

Pesquisa indica que menos municípios apoiam o carnaval de 2016

Compartilhe:

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou uma redução no número de municípios que pretendem dar algum apoio às festas de carnaval. O estudo indica que, até o ano passado, 56% dos municípios tinham costume de apoiar o carnaval. De acordo com os dados, esse percentual caiu para 31,6% em 2016.

Segundo a pesquisa, 64,9% das prefeituras não investirão no carnaval deste ano. A justificativa da maioria é a falta de recursos para aplicar na festa. Outros prefeitos alegam que utilizarão o dinheiro em outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura.

“Com o cenário da economia brasileira de incerteza ao longo do ano […] há uma apreensão generalizada dos agentes econômicos. Tudo isso justifica a queda na atividade econômica, bem como na arrecadação de tributos e constante cautela dos gestores públicos na hora de gerar despesa aos seus municípios. Diante desse cenário, muitos governos locais retiraram o apoio ao carnaval deste ano”, informou a pesquisa.

Ainda segundo o estudo, 43,7% dos municípios já tinham o hábito de não apoiar o carnaval em anos anteriores. Grande parte deles tem uma população pequena, de até 50 mil habitantes. Para a CNM, a explicação está na dependência “quase total” que os pequenos municípios têm do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A pesquisa ouviu 2.903 municípios (52,1% do total de municípios do país) de todas as regiões entre 19 e 28 de janeiro. Os que confirmaram apoio ao carnaval explicaram que podem participar cedendo infraestrutura, segurança ou injetando verba na festa.

O apoio financeiro será feito por 68% desses municípios. O gasto médio será de R$ 129 mil, correspondente a 81% do valor investido em 2015. “Ainda assim, existem municípios que apostam no carnaval para aumentar o turismo na região e, por isso, contribuirão com os festejos do carnaval deste ano”, concluiu o estudo.

Notícias relacionadas:

4 de junho de 2013

Governo qualifica 150 moradores do Vale do Guaporé

[04/06/2013 - 11:46h] Compartilhe:Lu Braga A Secretaria de Assistência Social de Estado (Seas), entregou no sábado (1), em Costa Marques, diploma para 150 […]

13 de outubro de 2011

Jefferson e Vinicius garantem participação em Cuiabá

[13/10/2011 - 18:27h] Compartilhe: Robinson Gamboa A participação de dois enxadristas de Porto Velho que irão representar o Estado de Rondônia na disputa da […]

29 de maio de 2011

Raupp leva ‘puxão de orelha’ da presidente do PMDB Mulher

[29/05/2011 - 13:42h] Compartilhe:Danilo Macedo, da Agência Brasil Com redação de Amazonia da Gente Brasília – Na abertura da convenção nacional do PMDB Mulher, […]

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE