7 de novembro de 2014

Editais abertos para formação, pesquisa e iniciação Científica

Compartilhe:

São bolsas para pós-doutorado, doutorado, mestrado, pesquisa, iniciação científica e para educação básica totalizando um investimento de R$ 23 milhões

Autor: Assessoria

A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) lança editais para formação de pesquisadores. São bolsas para pós-doutorado, doutorado, mestrado, pesquisa, iniciação científica e para educação básica totalizando um investimento de R$ 23 milhões. O recurso foi prospectado junto à instituições de apoio como a Capes e Cnpq, com contra partida do Estado.

De acordo com Francisco Elder de Oliveira, presidente da Fapero, os editais foram encaminhados na quarta-feira (05) e a expectativa é de que até esta sexta (07) eles sejam publicados no Diário Oficial do Estado. “Esta é uma ótima notícia, que representa um grande avanço para a ciência, tecnologia e educação do Estado”, afirma Élder.

A publicação dos editais é a sequência de um trabalho realizado pela Fapero que visa oferecer oportunidades a quem sonha em se capacitar. A conquista dos recursos junto às instituições de fomento foi uma negociação dura com o Governo Federal para a flexibilização das regras, conseguindo inclusive trazer recursos para o ensino médio que é a pedra no sapato da educação, com índices de evasão de mais de 50% para a região norte, segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea/2014).

Proponentes

Os proponentes deverão preparar seus projetos obedecendo aos critérios estipulados nos respectivos editais e entregar na Fundação, onde haverá uma equipe de consultores que avaliará e fará a seleção das propostas.

Pelo Capes serão 93 bolsas para graduados em nível de iniciação científica, 95 bolsas para mestrado e 35 para doutorado, todos no programa Stricto Sensu. Para Docentes serão 70 bolsas e 70 auxílios para mestres, 60 bolsas e 60 auxílios para doutores, 12 bolsas para pós-doutorados, quatro bolsas para pesquisador visitante sênior.

Pelo Cnpq serão para iniciação científica júnior 100 bolsas para alunos e 25 para professores, 20 propostas de auxílio à pesquisa além de três bolsas para fixação de doutores em Rondônia.

Estímulo

O objetivo do Governo com estas ações é criar estrutura com formação de cortes de doutores e pesquisadores promovendo o desenvolvimento do Estado. “Este é um importante passo na reorganização e desenvolvimento do setor e o governador Confúcio Moura foi o único que teve a intrepidez de criar a fundação, consciente que enfrentará vários problemas que foram inclusive levantados nos workshops, mas que resultarão em um grande avanço para o Estado”, ressaltou o presidente da fundação.

Notícias relacionadas:

31 de maio de 2016

Unir sedia Seminário de pós-graduação e anuncia primeiro doutorado de Geografia na região Norte

[31/05/2016 - 09:11h] Compartilhe:Edital oferece 15 vagas de mestrado e 12 de doutorado. Inscrições ficarão abertas no período de 30 de maio a […]

22 de janeiro de 2016

UNIR oferta vagas em cursos de Mestrado e Doutorado

[22/01/2016 - 20:53h] As inscrição podem ser feitas exclusivamente no site do PGDRA www.pgdra.unir.br

22 de janeiro de 2015

Fapero oferece bolsas de iniciação científica para alunos do ensino médio

[22/01/2015 - 16:48h] Compartilhe:Fundação de Pesquisa de Rondônia também oferece vagas para mestrado e doutorado em diversas áreas Autor: Nonato Cruz/Decom/RO A Fundação […]

Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE