8 de fevereiro de 2016

Faltam três meses para o prazo final do CAR

Compartilhe:

Inscrição no Cadastro Ambiental Rural é obrigatória em todo o país. Quem não tiver o documento perderá acesso ao crédito bancário.

Ministério do Meio Ambiente

O prazo para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) vence daqui a exatos 90 dias. Em 5 de maio, a prorrogação termina e os proprietários rurais que não tiverem inscrito suas áreas no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), pelo endereço www.car.gov.br, poderão sofrer restrições junto às instituições financeiras de crédito rural.

Até 31 de dezembro de 2015, o SiCAR contabilizou o cadastro de 65% da área total 258 milhões de hectares. Ainda restam 398 milhões em área cadastrável em todo o Brasil. A região Norte é campeã em cadastros: 82% do território já está no sistema. Em segundo lugar vem a região Sudeste (63%) e em terceiro, o Centro-Oeste (62,5%). Bem mais abaixo, com apenas 35,5% da área cadastrada está o Nordeste e, por último, o Sul, com 31,5%.

O diretor do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, acredita que o ritmo de cadastros deve acelerar muito nesses três meses finais. Após 5 de maio, os bancos passarão a exigir o comprovante do CAR para liberar linhas de crédito a produtores rurais.

Quem não tiver o documento, além de não ter acesso ao crédito, perderá os benefícios previstos no Código Florestal (Lei 12.651/2012). Os pequenos produtores (com propriedades de até quatro módulos fiscais) serão os maiores beneficiados se mantiverem a produção sem suprimir a vegetação nativa além dos limites permitidos.

O QUE É O CAR

O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, criado para integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Notícias relacionadas:

9 de março de 2016

Bancos oferecem a clientes venda de dólares em caixa eletrônico

[09/03/2016 - 08:41h] Compartilhe:Mariana Branco – Repórter da Agência Brasil Para os brasileiros que precisam adquirir dólares, pode ser uma boa ideia checar […]

29 de dezembro de 2011

Três assaltos em 30 dias: bancários pedem segurança em Rondônia

[29/12/2011 - 14:25h] Compartilhe:Falta de policiamento em pequenos municípios facilita a ação dos bandidos. Traumatizados, bancários que presenciaram assaltos buscam assistência psicológica Ana […]

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE