11 de abril de 2016

Encontro do Recicla Rondônia reúne catadores e gestores em Jaru

Compartilhe:

Redação Amazônia da Gente com informações da prefeitura de Jaru 

O 2º Encontro Regional do Recicla Rondônia, projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) com apoio do governo federal, acontece nesta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Jaru, reunindo catadores, agentes públicos e a comunidade em geral do município e também de Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Vale do Anari.

O encontro, promovido ainda pela Associação de Catadores do Município de Jaru, tem o objetivo de apresentar providências que estão sendo ou serão tomadas para implementar a coleta seletiva de materiais recicláveis reutilizáveis, proposta do Recicla Rondônia, que desde 2014 desenvolve o projeto nos municípios. atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O município de Jaru produz aproximadamente 40 toneladas de resíduos sólidos diariamente, e a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos é um dos maiores desafios urbanos, pois quando isso não acontece os resíduos podem entupir bueiros, contribuindo para alagamentos, causar diversas doenças, poluir o meio ambiente, especialmente as águas, e ainda deixar a cidade suja, malcheirosa e com aspecto desagradável.

O Recicla Rondônia trabalha com os gestores municipais para que apoiem a atividade dos catadores, oferecendo alguma estrutura para seu trabalho, a fim de que garantam de forma sustentável renda com essa atividade. O projeto atua incentiva a organização de catadores em locais onde ainda não estão organizados. Técnicos do projeto já visitaram 34 municípios.

A ideia é que os prefeitos mantenham aterros sanitários para tratamento de rejeitos, e o material reutilizável coletado nas ruas possa ser reaproveitado pelas cooperativas e associações, contribuindo para a preservação ambiental e para o rendimento de famílias.

Notícias relacionadas:

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE