3 de julho de 2018

Decretos reorganizam Polícia Militar de Rondônia e criam Batalhões de Choque e de Fronteira

Compartilhe:

Medidas anunciadas hoje pelo governador Daniel Pereira dão mais autonomia e coloca ferramentas tecnológicas à disposição da PM.

Autor: Amazônia da Gente

O governador Daniel Pereira anunciou os decretos de reorganização da PM em cerimônia para a tropa perfilada no QG da instituição - Foto Jéferson Mota/Secom/RO

O governador Daniel Pereira anunciou os decretos de reorganização da PM em cerimônia para a tropa perfilada no QG da instituição – Foto Jéferson Mota/Secom/RO


Porto Velho
– O governo de Rondônia publicou no Diário Oficial os decretos de criação de novos Batalhões da Polícia Militar. Entre as novidades, destaca-se o Batalhão de Choque, considerado em nota pelo governo do Estado como “um divisor de águas” para dar “uma resposta qualificada aos crimes e atuação em distúrbios civis, unidades prisionais, ações de patrulhamento tático móvel, grupo de intervenção tática ostensiva com motocicletas e o emprego de cães farejadores para repressão a roubos e tráfico de drogas, entre outros delitos”.

Também foram publicados os decretos de criação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) em substituição ao COE; e do Batalhão Independente de Policiamento de Trânsito, que vai suceder a atual Companhia Independente de Trânsito. A ascensão ao status de Batalhão vai dar mais autonomia aos dois órgãos, segundo o governo.

Com o decreto de criação do Batalhão de Aviação Operacional, a PM também terá mais autonomia em operações aéreas. Já o Corpo de Bombeiros teve o Grupo de Operações Aéreas transformado em Grupamento, para maior agilidade nas ações de socorro e resgate.

Batalhão de Fronteira

Considerada como um corredor do tráfico de drogas e contrabando, a longa fronteira do Brasil com a Bolívia em território rondoniense finalmente contará com o Batalhão de Polícia de Fronteiras (com a Bolívia) e Divisas (com o Mato Grosso, Amazonas e Acre). Estão previstos ainda mais dois Batalhões, o 10º BPM, localizado em Rolim de Moura; e o 11º em São Miguel do Guaporé (Zona da Mata).

Os distritos localizados ao longo da BR-364, no trecho que liga Porto Velho ao Acre, desde Jacy-Paraná até Nova Califórnia, incluindo União Bandeirantes, também foram contemplados, com o decreto de criação do 9º Batalhão da PM. Porto Velho conta ainda com o 1º e o 5º BPM.

Interior do Estado

Com a publicação dos decretos que reorganizam a Polícia Militar, o município de Buritis ganhou a Companhia Independente de Policiamento Ostensivo da PM; Ariquemes contará com o 5º Grupamento de Bombeiros, com autonomia para as operações no Vale do Jamari; enquanto Ji-Paraná e Vilhena terão a Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.

Ainda no interior do estado, o governo está fortalecendo a Coordenação Estratégica da PM e Bombeiros com a criação do Comando Regional de Policiamento IV, da Coordenadoria de Atividades Sociais, da Coordenadoria de Educação, do Comando de Policiamento Especializado, da Coordenadoria de Saúde, do Comando Operacional Bombeiro Militar e do Comando de Operações Aéreas Bombeiro Militar.

Body camp e tablet

Na cerimônia em que anunciou a reestruturação da Polícia Militar, realizada no Quartel General da instituição, em Porto Velho, o governador Daniel Pereira apresentou ferramentas tecnológicas que serão utilizadas pela PM: Kits Mobiles composto de tablets equipados para registro de ocorrências tanto por policiais quanto por bombeiros, bodys cam {câmeras acopladas ao corpo do policial, para filmagem das ações policiais}, e o aplicativo Agente Cidadão, para acionar os órgãos de segurança através dos telefones PM 190, bombeiros 193, Samu 192 e o serviço de repressão à violência contra a mulher 181. O investimento foi de R$ 14 milhões, recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público do Estado. Novas viaturas e uma aeronave também compõem o pacote de medidas.

Capacitações
Durante o evento, Daniel Pereira anunciou também cursos de aperfeiçoamento para oficiais destinados a 28 policiais; curso de adaptação de oficiais engenheiros e contadores para cinco profissionais; curso de habilitação de oficiais de administração para 63 PMs; curso de habilitação do quadro de auxiliar de oficiais para 13 bombeiros; curso de formação de 851 sargentos na PM, dos quais 164 estão formação que se somarão aos 687 graduados que iniciarão o curso ainda nesta ano; curso de formação de 1.737 cabos, 148 dos quais já em formação; curso de formação 38 cabos bombeiros; curso de formação de 400 soldados remanescentes do concurso da PM de 2014; e curso de formação de 125 soldados bombeiros.

Notícias relacionadas:

1 de agosto de 2013

Polícia ambiental desarticula comunicação clandestina em União Bandeirantes

[01/08/2013 - 14:34h] Compartilhe:Assessoria da PM Durante fiscalização ambiental realizada no período de 22 a 31 de julho na região de Triunfo, Projeto […]

12 de dezembro de 2011

Comando diz que PMs estão voltando ao trabalho – diligências podem resultar em novas prisões

[12/12/2011 - 16:05h] Compartilhe:Força Nacional e Exército continuam atuando em todo o Estado Com informações da assessoria O comando da Polícia Militar de […]

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE