16 de fevereiro de 2016

Com 120 alunos, novas instalações do Instituto de Educação Rural Abaitará serão entregues nesta quarta-feira

Compartilhe:
Estudantes em aula prática. Foto Daiane Mendonça

Estudantes em aula prática. Foto Daiane Mendonça

Redação Amazonia da Gente com informações da Secom

Localizado na RO-010, a  32 quilômetros de Pimenta Bueno, o Instituto de Educação Rural Abaitará receberá novas instalações em ato promovido pelo governo de Rondônia nesta quarta-feira, 17. Foram investidos na ampliação de novas instalações R$ 4 milhoes e 600 mil, referentes a recursos do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise).

Os 120 alunos do curso técnico em agroecologia, professores e funcionários passarão a contar com uma quadra poliesportiva, três alojamentos com lavanderia com capacidade cada um para 36 pessoas, curral, pocilga, aviário, aprisco (para criação de carneiros) e cinco salas de aula.   O ato de entrega das instalações pelo governador Confúcio Moura ocorrerá às 15 horas, na quadra do ginásio.

Transformado em instituto em 2013, a unidade de ensino Rural Abaitará recebeu 80 novos alunos na última segunda-feira, admitidos após seleção em prova escrita realizada no  mês de dezembro. O Instituto está diversificando a origem dos alunos – antes jovens de 14 a 16 anos provenientes de quinze municípios, agora eles vem de mais de trinta municípios de Rondônia.

A vice-diretora Lucilene Gonçalves disse que anualmente são oferecidas 80 vagas. Os estudantes não desembolsam nenhum valor pelas aulas, desenvolvidas em conteúdo teórico e prático, dormem em alojamentos, fazem as refeições diárias, e são ensinados a cuidar das próprias roupas e limpeza dos dormitórios.

Atualmente o Instituto Abaitará tem 53 funcionários, a maioria cedidos de órgãos como a Emater e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a expectativa da direção é que neste ano de 2016 “seja efetivado o concurso público para docentes e pessoal administrativo”.

Tags:

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE