31 de julho de 2014

Centro vai capacitar para atendimento de usuários de drogas

Compartilhe:

Centro terá cursos permanentes para capacitação de pessoal que atua na atenção a usuários de entorpecentes

Com informações da Unir

Rondônia vai ganhar um Centro Regional de Referência (CRR) para capacitação de profissionais que atuam na atenção a usuários de crack e outras drogas. O CRR será implementado em parceria pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, que assinaram um Termo de Compromisso na manhã de hoje, durante a abertura da 1ª Jornada de Prevenção às Drogas, realizada pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz/RO).

O CRR será um centro permanente de formação e capacitação de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à Saúde e de Assistência Social, no Poder Judiciário, Ministério Público e na Segurança Pública com usuários de crack e outras drogas e seus familiares. O objetivo é oferecer consultoria técnica para instituições que se dedicam ao tratamento e assistência de dependentes químicos.

Entre as principais atividades a serem desenvolvidas pelo CCR destacam-se a promoção de ações integradas para a apresentação de programas de prevenção ao consumo e de redução de danos relacionados ao consumo de drogas; e realizar pesquisas no âmbito do consumo de crack e outras drogas no estado de Rondônia.

Está prevista a realização de seis diferentes programas de treinamento destinados a diversos profissionais para o atendimento de saúde e social de usuários de crack, álcool e outras drogas. Os cursos terão duração média de 60 horas, com turmas que variam de 40 a 80 participantes.

Parceria

O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano, aproveitou a oportunidade para oficializar a parceria junto a Unir, que foi representada pelo professor doutor Paulo Renato Calheiros, do Departamento de Psicologia.

O CCR trabalhará em parceria com a Saúde, Poder Judiciário, Ministério Público e Segurança Pública, com o objetivo de desenvolver políticas públicas eficazes de atendimento aos usuários de drogas e seus familiares, conforme explicou o professor Paulo Calheiros. Além do professor Calheiros, a coordenação do projeto também esta sob a responsabilidade do professor Paulo Rogério Morais, do Departamento de Psicologia da Unir.

Este já é o 45º Centro de Referência implantado no país em parceria com universidades e restam ainda mais quatro estados a serem contemplados, de acordo com o secretario nacional da Senad.

Notícias relacionadas:

23 de novembro de 2015

Shopping Cidadão volta a atender em Porto Velho com o nome de Tudo Aqui

[23/11/2015 - 15:43h] Cerca de 20 órgãos públicos estão presentes no prédio que foi reformado e recebeu adaptações para o atendimento de centenas de usuários por dia.

9 de julho de 2012

Trânsito: JP II registra uma morte e 63 feridos no fim de semana

[09/07/2012 - 19:51h] Compartilhe: Decom Uma média de 4.500 atendimentos são realizados todos os meses no maior Pronto Socorro do Estado. E são os […]

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE