6 de novembro de 2010

Centro de Pesquisa e Museu Regional de Presidente Médici recebe apoio

Compartilhe:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Prefeitura de Presidente Médici firmaram uma parceria para melhorar as condições de funcionamento do Centro de Pesquisa e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia (CPMARO) melhorando as condições de visitação ao centro e de trabalho de proteção ao patrimônio arqueológico da região.

O Centro foi criado para fomentar a preservação do Patrimônio Cultural da região centro-leste de Rondônia, que demonstra possuir um altíssimo potencial arqueológico. O IPHAN, como órgão fiscalizador e gestor do Patrimônio Cultural do Brasil, destinou algumas medidas compensatórias para beneficiar o CPMARO. É o caso da Linha de Transmissão 230 KV Jauru (MT) – Vilhena (RO), cujo empreendimento ocasionou impacto aos sítios arqueológicos da região. Por iniciativa do IPHAN o acervo arqueológico foi recolhido ao Centro, permitindo a permanência do material o mais próximo possível do seu local de origem.

Com as compensações foi financiado o Projeto Museológico e Museográfico criado para beneficiar o Centro, que inclui a guarda do material; oficinas de capacitação; exposição itinerante, criação de material educativo, aquisição de materiais permanentes como GPS, máquinas fotográficas e computador e adequações estruturais no edifício do Museu com a reconstrução dos banheiros e climatização.

Tags:

Comentários

  • sergio corneane disse:

    trabalhei em garimpo aki em rondonia e tenho um lugar onde eu encontrei terra preta e muitas panelas de indio,inclusive dezenas de machadinhos de indio,essa terra preta é misturada com pedaços de ossos,e cerca de 80 cm de terra de altura na crosta terrestre,e até hoje niguem estudou aquela area,to curioso em cima dessa terra preta tem tronco de arvore de quase um metro,deve ser muito antigo.Se tiver alguem interesado me contacte pelo meu email serginhocnnhp@hotmail.com para conversar melhor.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE