17 de junho de 2011

Buritis prepara festa do café com leite

Compartilhe:

 Decom

Produtor de café em Buritis (Foto: Divulgação)

Prevista para acontecer entre os dias 21 e 26 de junho, a 2.ª Festa do Café com Leite promete ser mais um marco para o desenvolvimento de Buritis. Com o objetivo de promover intercâmbio entre os produtores de leite e cafeicultores da região a festa está sendo organizada pela parceria entre a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e Associação dos Produtores Rurais (Aspro 3). Durante as atividades serão comercializados derivados do leite, artesanatos e outros produtos da agricultura familiar. 

Buritis está localizado na região centro-oeste de Rondônia, a 318 quilômetros da capital Porto Velho.  Sua população é de 32.385 habitantes (IBGE/Censo 2010), dos quais aproximadamente 2.500 são cafeicultores, com uma produção de 16 mil sacas ao ano, e 1.800 produtores de leite, com produtividade média de 130 mil litros de leite ao dia (dados não oficiais). 

“A realização da Festa do Café com Leite contribui para a melhoria da eficiência de ação dos extensionistas junto aos agricultores e oportuniza espaços para os exercícios de interação social com reflexos positivos na capacidade coletiva de desenvolvimento rural sustentável e na organização sócio cultural, ambiental e produtiva”, diz o extensionista Jamir Acoo, gerente do escritório da Emater em Buritis. 

O evento é organizado em rotatividade, nas associações rurais, para proporcionar maior visibilidade nas duas principais atividades econômicas da agricultura familiar no município: cafeicultura e pecuária leiteira. “Através dessa atividade procuramos incentivar também a melhoria da produtividade e o uso de tecnologias”, explica o gerente. 

As comemorações da 2.ª edição da Festa do Café com Leite serão realizadas no marco 20, quilômetro 26, Projeto de Assentamento “Menezes Filho” e contará com uma programação variada. Os produtores de leite e cafeicultores terão oportunidade de assistir palestras, participar de cursos de capacitação e trocar experiências com outros produtores e agricultores e com os extensionistas, tirando dúvidas ou buscando novas informações.

 Os produtos derivados do leite, além de artesanatos e outros produtos da agricultura familiar serão comercializados durante o evento e a renda obtida será destinada à associação local, com o objetivo de fortalecer a organização.

Notícias relacionadas:

16 de julho de 2019

Tudo de bom e barato na feirinha do Santo Antônio

[16/07/2019 - 21:23h] Compartilhe:Realizada nas terças-feiras, feira oferece uma grande variedade de produtos regionais Autor – Amazônia da Gente Uma feirinha realizada todas […]

1 de maio de 2013

Feira Mundial de Artesanato de 3 a 12 de maio

[01/05/2013 - 18:36h] Compartilhe:João Albuquerque Porto Velho é palco de 3 a 12 de maio para mais uma edição da Feira Mundial de […]

7 de junho de 2012

Artesão de Rondônia é “TOP 100 de Artesanato”

[07/06/2012 - 20:27h] Compartilhe:Raimundo Ramos mora em Pimenta Bueno e trabalha com cerâmica há 35 anos Autor: assessoria O artesão Raimundo Ramos Soares, […]

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE