14 de abril de 2016

Acervo do Arquivo Histórico e Geográfico de Rondônia será disponibilizado na internet

Compartilhe:

Acervo do Arquivo Histórico e Geográfico de Rondônia é preparado para digitaliação - Foto Maicon Lemes - Secom/RO

Acervo do Arquivo Histórico e Geográfico de Rondônia é preparado para digitaliação – Foto Maicon Lemes – Secom/RO


Autor: Amazônia da Gente

A Superintendência Estadual da Juventude, Cultura e Lazer (Sejucel) está digitalizando o acervo pertencente ao Arquivo Histórico e Geográfico de Rondônia, sediado na Museu Palácio da Memória Rondoniense, instalado no Palácio Getúlio Vargas, antiga sede do governo estadual. O acervo é composto de periódicos, fotografias, cartas, mapas e outros documentos que contam boa parte dos últimos cem anos da história do Estado, com destaque para um riquíssimo material sobre a construção e funcionamento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

A digitalização do acervo, assim como a revitalização do trecho tombado como patrimônio cultural da Madeira-Mamoré, faz parte de uma das compensações ambientais da construção da Usina Hidrelética de Santo Antônio e está sendo realizada pela empresa Arquivar, de Belém do Pará, sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão tutor do trecho tombado da ferrovia.

Apesar do grande valor histórico, o acervo do Arquivo Histórico e Geográfico de Rondônia sofreu grandes perdas ao longo do último século, por falta de um adequado armazenamento. A digitalização do material vai permitir que o mesmo seja disponibilizado na internet, com livre acesso aos interessados.

Museu aberto à visitação

Ainda passando por adequações, o Museu do Estado de Rondônia está aberto à visitação. Além do acervo da Arquivo Histórico e Geográfico de Rondônia, destaca-se, no órgão, a rica coleção de peças indígenas recolhidas pelo médico e também pesquisador Ary Tupinambá Penha Pinheiro em suas andanças pelo então Território Federal de Rondônia. Vale a pena fazer uma visita. O Palácio Museu da Memória Rondoniense está localizado no alto da praça Getúlio Vargas, no centro histórico de Porto Velho.

Leia mais:

Palácio Getúlio Vargas vai abrigar Museu da Memória Rondoniense

Notícias relacionadas:

22 de julho de 2019

Barranco cede no trecho da praça da Madeira-Mamoré que está em obras

[22/07/2019 - 11:15h] Compartilhe:Pedras colocadas no local para proteger o barranco foram abaixo. Obra é realizada pela SAE, concessionário da hidrelétrica de Santo […]

4 de dezembro de 2016

Município, estado e união são multados por descaso contra a Madeira-Mamoré

[04/12/2016 - 18:45h] Compartilhe:Justiça Federal atendeu ao pedido do Ministério Público e aplicou as multas previstas por descumprimento de decisão judicial de fevereiro […]

23 de março de 2016

Prefeitura inicia limpeza na praça da Madeira-Mamoré e cemitério da Candelária

[23/03/2016 - 12:07h] Faxina inclui o cemitério das Locomotivas, no quilômetro 3,5 da linha férrea e prefeitura anuncia uma reforma no deck da praça da ferrovia.

Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE