29 de junho de 2011

Pousada recebe turistas no Vale da Cachoeira, entre Teixeirópolis, Nova União e Ouro Preto

Compartilhe:

Pousada dá acesso a banhos, mirantes e à mais alta cachoeira do Estado, com 32 metros de altura de queda livre

Com informações da assessoria de imprensa

Localizada na divisa entre os municípios de Teixeirópolis, Nova União e Ouro Preto do Oeste, a

Pousada dá acesso a uma das mais belas regiões de Rondônia, o Vale das Cachoeiras - Foto Decom

Pousada Vale das Cachoeiras está começando a chamar a atenção de turistas estrangeiros. Americanos, ingleses e australianos aparecem com freqüência, segundo os proprietários, os irmãos Claudecir e Gerci Paulin. O local recebe 300 pessoas, em média, nos finais de semana, e nos feriadões a média sobe para mil turistas.

A pousada está localizada numa área de 113 hectares, sendo 63% de reserva legal, gera 16 empregos diretos e tem capacidade para hospedar 45 turistas por dia, podendo atender até 450 pessoas para confraternizações.

A principal atração da pousada é a cachoeira do rio Mandi, a mais alta de Rondônia, com queda d’água livre de 32 metros de altura. O vale conta com pelo menos mais 10 cachoeiras menores com queda d’água livre de três a 10 metros de altura, onde se pode ver macacos, capivaras, veados e aves, entre outros animais silvestres.

O rio Mandi nasce dentro do Assentamento Margarida Alves, numa reserva legal de cinco mil hectares, localizada em Nova União. Para chegar à cachoeira, a partir da pousada, o turista percorre um quilômetro de carro até a mata, mais 600 metros de trilha entre os arvoredos. O local oferece duas áreas de banho e dois mirantes

Além de farto café da manhã, almoço e banho de cachoeira, a pousada tem uma piscina natural e toboágua. E, em curto prazo, tem projeto para construir quadra de sabão e estrutura para a prática de rapel, tirolesa e arborismo. “O lugar é simples, com estrutura rústica, mas muito bem planejado e aconchegante”, segundo o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, que visitou o local no último feriadão e se comprometeu a melhorar a estrutura da região para o recebimento de turistas.

O irmãos Paulino compraram a propriedade em 2007, pouco tempo depois de tê-la visitado num passeio ciclístico. “Na época, o local onde fica o chalé mais bem equipado da pousada era coberto de pasto para a criação de carneiros”, disse Gerci. “Hoje, a área está toda reflorestada”.

Os proprietários da pousada estão negociando com empresários do setor hoteleiro, bares e restaurantes para criar um circuito turístico nos municípios de Ouro Preto, Teixeirópolis e Nova União.

Como chegar

A pousada Vale das Cachoeiras está localizada na  Linha 81, Travessão 24, Lote 26, Gleba 16-E, em Nova União, a 46 quilômetros de Ouro Preto do Oeste e a 20 quilômetros de Teixeirópolis.

O local tem dois acessos pela BR-364, no sentido Porto Velho-Vilhena:

Pela RO-470: a aproximadamente 4 km antes de Ouro Preto do Oeste, entre à direta por 24 km, tome a estrada vicinal 24 à esquerda, e siga por mais 13 km.

Pela RO-473: aproximadamente 10 km depois de passar por Ouro Preto do Oeste, entre à direta por 20 km, tome a estrada vicinal 20 à direita, e siga por mais 16 km.

Tags:

Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE